Postagens populares

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Bolsa empreendedorismo para estudantes do IFF.

Divulgada chamada pública destinada à concessão de bolsas para estudantes interessados em participar do programa de pré-incubação de empresas.

 Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo entre os estudantes do IFFluminense, promovendo o desenvolvimento de micro e pequenas empresas inovadoras na região por meio do Programa de Pré-Incubação de Empresas oferecido pela Tec Campos, o Instituto divulga a Chamada Pública nº 44/2015.

 O Programa visa apoiar propostas (projeto-ideia) que irão obter suporte técnico, gerencial, capacitação e orientação para a elaboração do Plano de Negócio e Estudo da Viabilidade Técnica e Econômica do produto, processo ou serviço de base tecnológica ou de economia tradicional, com ênfase em inovação.

 As inscrições dos candidatos deverão ser encaminhadas no período de 04 de maio a 30 de junho de 2015 para o e-mail da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, proreitoriapei@iff.edu.br, conforme orientações do Edital.

 A seleção será constituída pelas seguintes etapas: 1.ª etapa: análise do perfil do empreendedor e da proposta do empreendimento; 2.ª etapa: entrevista. O estudante selecionado receberá mensalmente uma Bolsa de Fomento ao Empreendedorismo no valor de R$600,00 durante o período de Pré-Incubação. Serão concedidas até cinco bolsas aos candidatos que atendam aos requisitos da seleção.

 “Pela primeira vez estamos oferecendo a bolsa empreendedorismo de maneira institucional, ou seja, com a possibilidade de participação de alunos de todos os campi do IFFluminense. Nosso objetivo é o de promover o empreendedorismo, a prospecção de novas ideias e novos produtos no âmbito da inovação para atendimento às demandas de mercado. Os estudantes irão constituir suas empresas que passarão por um período de incubação até seguirem para suas atividades autônomas”, explica José Augusto Ferreira, pró-reitor de Pesquisa e Inovação.

 O ex-aluno da Pós-graduação em Gestão, Design e Marketing, Carlos Codeço, foi bolsista empreendedor durante o curso, em 2011. No final do ano passado, a Cubbo Marketing Integrado, que atua em Campos-RJ, foi graduada, ou seja, recebeu uma certificação de que esta apta a competir no mercado.

 "O acesso a bolsa de empreendedorismo foi muito válido, pois garantiu o custeio pessoal agregando no desenvolvimento do meu negócio, permitindo assim uma dedicação integral. Com relação à Tec Campos, obtive o auxílio para o desenvolvimento do comportamento organizacional e suporte de infra estrutura, além disso, contei com o apoio do IFF, UENF e SEBRAE validando a competencia do meu negócio.Contudo, é muito importante a determinação e a resignação para alcançar o sucesso", dá a receita.

 Palestras: Durante o período de inscrição da Chamada Pública, a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação realizará no IFFluminense palestras sobre o tema para difusão da cultura do empreendedorismo e para estimular os estudantes a proporem suas ideias.







Nenhum comentário:

Postar um comentário