Postagens populares

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Estudades do IFF, UFF,UENF, artistas e produtores culturais independentes da cidade unidos pela cultura

Com a proposta de promover a horizontalização na difusão, produção e formação culturais em Campos, estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), assim como artistas e produtores culturais independentes da cidade, vêm realizando diferentes atividades nas áreas artística e cultural, que culminam no tão esperado Encontro Universitário de Culturas (Enuc), cuja próxima edição está prevista para acontecer de 23 a 25 de outubro deste ano. O Enuc tem como proposta mostrar à população de Campos e da região Norte Fluminense toda a cultura que já é tradicional nessa região, e também dar visibilidade a tudo de novo que vem sendo feito no campo da arte e da cultura.
O Enuc já assinou vários eventos na cidade, movimentando a cena cultural sempre de forma independente de apoios governamentais. O próximo evento será a festa “Pra ficar Odara”, que está marcada para acontecer no dia 16 de maio, com início às 15h, no galpão próximo à Estação Leopoldina (trilho de trem), que integra o novo campus da UFF, localizado na Avenida XV de Novembro, no centro de Campos. No “Pra ficar Odara”, haverá um mix dos sons: samba, ragga, dancehall, rocksteady, ska, afrobeat, rap, funk, cumbia, technobrega, maracatu atômico e côco de roda, feito por sistemas de som, pelas “selectas” (projetos de seleção de som) “Gustah” e “Dimina” e o DJ Guaxininjá.
O Enuc já realizou uma Feira de Trocas, com a proposta de estimular a prática do desapego, fazendo com que as pessoas trocassem, entre si, objetos que não utilizavam; e o pré-Enuc, um evento cultural que foi uma espécie de prévia da edição do Enuc. Além disso, aconteceu o Bicicletaço: estudantes e visitantes da cidade percorreram, de bicicleta, o Centro Histórico de Campos, conhecendo seus pontos referenciais e, também, debatendo segurança e consciência no trânsito. Outra iniciativa foi o Tropicália Sound System, um mega evento de música e outras linguagens, composto por sistema de som e bandas (dentre elas a Dedo da Macaca). As festas realizadas pelo Enuc (como o Tropicália Sound System) auxiliam na arrecadação de recursos para a realização do Encontro.

— O que a Prefeitura faz, em termos de cultura na cidade, é o que a grande mídia costuma mostrar: shows. E a gente entende que não apenas shows é cultura. A gente quer não somente promover cultura, mas integrar o Conselho Municipal de Cultura. A gente percebe que o cidadão comum não se sente muito à vontade em espaços desse tipo [Conselho] — explicou a estudante Lua Clara Medeiros. Outra estudante, Ianani Dias, adicionou: “O Enuc é um encontro direcionado à população de Campos e região; e a gente quer fazer um bom encontro, abrindo espaços para as culturas e mostrando que a cultura tradicional e a cultura contemporânea dialogam, entre si.”
Fonte: Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário