Postagens populares

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Encontro com o educador José Pacheco

 Encontro com o educador José Pacheco

Tema: Uma outra Educação é possível, sim!

Data: 26 de junho de 2015

Hora: 19 horas

Local: auditório Cristina Bastos – IFFluminense campus Campos Centro


Entrada Franca


Com o tema "Uma outra Educação é possível, sim!", o educador português José Pacheco irá ministrar palestra no IFFluminense, às 19h do dia 26 de junho de 2015, no auditório Cristina Bastos do campus Campos Centro, em Campos dos Goytacazes-RJ.

 O evento será aberto ao público em geral e transmitido ao vivo pelo Portal do IFF. Para assistir, basta acessar o endereço http://stream.iff.edu.br/ na hora da palestra. Também será concedido aos participantes presenciais certificado com carga horária de 2 horas, emitido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura.

 Durante o dia, Pacheco cumprirá uma agenda com gestores e professores do Instituto, conforme programação completa divulgada nesta quarta-feira, 24. Às 09h, ele tem um encontro para diálogo e reflexão com a equipe gestora, no campus Guarus; às 14h30min, Pacheco conversa com professores e equipe pedagógica sobre a experiência da Escola da Ponte, a vivência do projeto politécnico do IFF e a formação de professores, no campus Centro; às 19h, então, ministrará a palestra.

 A organização é da Reitoria do IFFluminense com participação da Pró-reitoria de Ensino, dos cursos de Licenciaturas e da Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação.

 “José Pacheco tem notória experiência e contribuição para a educação em uma perspectiva humanista. Os princípios da Escola da Ponte, em Portugal, vêm ganhando espaços em outros lugares do mundo e, em especial, no Brasil. Essa dimensão humanística da formação ocupa a centralidade das proposições dos projetos políticos pedagógicos do IFFluminense, e a temática, por sua importância, muito contribui para as reflexões no campo da Educação em nossa região”, ressalta Suely Lemos, diretora da Escola de Formação do Instituto.

 Saiba Mais: A Escola da Ponte é uma instituição pública de Portugal que, em 1976, passou por uma profunda transformação em seu processo educativo para um bem diverso da educação dita “tradicional”. Liderado pelo educador José Pacheco, o projeto baseado em três grandes valores - liberdade, responsabilidade e solidariedade-, trata-se hoje de um marco pedagógico estudado no mundo.

 A Ponte não segue um sistema baseado em seriação ou ciclos, e seus professores não são responsáveis por uma disciplina ou por uma turma específica. As crianças e os adolescentes definem quais são suas áreas de interesse e desenvolvem projetos de pesquisa, tanto em grupo como individuais. Em vez de disciplinas, o projeto pedagógico é dividido por seis dimensões, apoiadas por docentes, pedagogos e psicólogos.http://www.escoladaponte.pt/

 Sobre Pacheco: Nasceu em 10 de maio de 1951. Educador português que hoje aposentado tem sua residência atual no Brasil, sendo considerado um ‘Peregrino da Educação’, levando suas falas de esperança e solidariedade a todos os recantos do país. Especialista em Música e em Leitura e Escrita, é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário